quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Ouro sobre Azul: O Presente de Mourinho

Em Portugal há dois tipos de Clubes: os que tem notícias para dar aos seus adeptos e aqueles que passam a maior parte do Tempo a arranjar desculpas para os seus maus resultados. Ora o FC Porto, bem ou mal tem sempre noticias para dar e em vez de andar a perder Tempo com agressões e sumaríssimos eis que o Dragão naquele que se pode dizer que foi um negócio razoável vende um Quaresma que já estava contrariado e além do € traz um Pelé que é um jovem Médio Defensivo Português que jogava no Inter depois de uma passagem discreta por Benfica e Guimarães.

E que dizer deste Jogador? Será o reforço que vem substituir o “fugido” Paulo Assunção? Terá lugar nesta equipa onde um Meireles cada vez mais cresce de forma e vem sendo uma pedra vital no onze de Jesualdo Ferreira?

A meu ver, para se poder afirmar que Pelé é um bom jogador há que dar tempo para que o jogador mostre algo, pois não nos esqueçamos que em Portugal este jogador teve uma passagem muito discreta, apesar de ter sido dos melhores na escandalosa participação de Portugal no Mundial de Sub 19 realizado no Canadá e há mais 4 factores que a meu ver fazem com que eu olhe para este novo reforço com muita cautela e pena:

1º- O maior dos problemas é que o “Mestre” Jesualdo não aposta em jogadores jovens, por muito conceituados que estes sejam e não me parece que Pelé seja diferente, e para piorar o cenário, não creio que Jesualdo vá optar por Pelé em detrimento de Guarin e Tomás Costa;

2º- O caso Raul Meireles. Eu deixei que esta minha Crónica atrase um dia de propósito para que todos os que assistiram aos Jogos de Portugal Sub 21 e a selecção Principal de Portugal pudessem ver os dois jogadores em acção e que até jogaram na mesma posição e analisando o desempenho de ambos concluo que Meireles esteve muito melhor que Pelé tanto a recuperar e a organizar jogos e a rematar as segundas bolas que sobravam dos cortes da defesa Dimarquesa;

3º- Quando Pele chegou já estava no Plantel Portista um jovem jogador que no ano passado esteve a rodar no Estrela da Amadora de nome Fernando e que faz a mesma posição que Pele e isto para não falar no admirador de McDonalds Mário Bollati;

4º- Todos nós sabemos que Mourinho tem um certo faro para jovens craques e faz com que apareça um estrela donde muitos outros não conseguem, mas este grande Treinador só faz isto quando acha que o Jogador vale mesmo a pena e tem potencial para ser explorado. Ora se Mourinho deixou que o jovem Pelé saísse em troca de Quaresma e não pôs grandes entraves nesta troca é porque achou que não valia a pena perder tempo com este jogador porque não evoluirá muito mais. È de desconfiar e para aqueles que dirão que Quaresma também chegou ao FC Porto da mesma forma fica um aviso: Mourinho não estava no Barcelona nesta altura e se estivesse nunca teria deixado que Quaresma saísse assim.

Perante o exposto estou na convicção de que Pelé nunca passará de mais um no plantel Portista e acho que é excessivo dizer que está ali o sucessor de Paulo Assunção quando este está encontrado (Raul Meireles), mais a agravante de á frente de Pelé para a Titularidade já estar muita gente… Mas o Tempo pode mostrar muita coisa e eu posso estar enganado, mas o seu desempenho nos Sub 21 frente á Irlanda não me deixou assim muito entusiasmado com este jogador… Vamos aguardar…
Mística Azul e Branca

6 comentários:

Anónimo disse...

Ñ quero que me confundam com alguém anti-Mourinho, mas o Mourinho tem faro para jovens craques? Podiam me dar um exemplo?

abraço e parabéns pelo Blog

Pedro Silva disse...

Um?? Até dou varíos.

Jogadores jovens:

Ricardo Carvalho;
Paulo Ferreira;
José Bosingwa;
Carlos Alberto;
Deco (na altura en que Mourinho chegou ao FC Porto até acusavam o Deco de ser Drogado).
Helder Postiga

Jogadores recusados pelas outras equipas e recuperados por Mourinho:

Nuno Valente;
Costinha;
Maniche.

Jogadores que não foram devidamente aproveitados pelos Treinadores do FC Porto anteriores a Mourinho:

Dimitri Alenitchev.

Revelações que vieram com Mourinho do Leiria:

Derlei.

Chega ou quer mais?

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Nando Moreira disse...

Pepe. quando Mourinho saiu para o Chelsea, Pinto da Costa afirmou que este jogador foi pedido por Mourinho.

Anónimo disse...

Continuo à espera de jovens jogadores descobertos pelo Mourinho... Ricardo Carvalho (aposta de Octavio Machado), Paulo Ferreira até podia considerar mas tal como Derlei ou Pepe já tinham sido pedidos por Boloni (ainda como treinador do Sporting), Bosingwa já era internacional sub-21 ñ se pode considerar descoberta (adrieense foi ele quem o verdadeiramente o capultou como lateral), só poderia considerar Deco (já estava no porto ñ foi descoberto por mourinho)Carlos alberto e Helder Portiga nunca foram verdadeiramente apostas de Mourinho.

Acho que o mourinho ñ tem faro para jovens jogadores (como por exemplo Boloni tinha) consegue é ir buscar o melhor de alguns jogadores que algumas pessoas já dariam como acabados.

Para o the Blue One eu sou espanhol, nascido em Barcelona e sou dum clube com muito mais história e titulos que o Porto, um pouco de humildade só lhe ficava bem.

Abraço

Pedro Silva disse...

Ah agora és Espanhol. Os meus parabéns já agora. Olha eu sou PORTUGUÊS, Portuense e Portista e sabes qual é o meu clube do Coração em Espanha? REAL MADRID. E o meu Desejo é que o Sporting humilhe o Barcelona em pleno Nou Camp.

Agora vamos por partes porque por aqui não dá para fazer desenhos e já se percebeu que és o Calhau que foi disputado há uns anos pelo teu País e Marrocos.

Ricardo Carvalho descoberto pelo Octávio? És mesmo parvo… E o Jorge Andrade também foi o Octávio? Quem o trouxe para a primeira equipa foi este lavrador é verdade, mas como tu devias saber este “grande” Treinador punha os Centrais todos em campo, nem que fosse bruto e tosco como o Ricardo Costa… Jogavam todos. Pois, é que eu ia aos jogos nas Antas e via a cena. Agora já deves estar a pensar que mais valia teres estado calado.

Ricardo Carvalho foi DESCOBERETO com Mourinho, e foi com este que ganhou vários títulos desde Campeão Nacional até á Liga dos Campeões e pelo meio uma Taça UEFA e foi com Mourinho que Carvalho se tornou no central que é.

O Pepe (que tanta inveja te deve fazer por estar no GRANDE REAL MADRID e ainda por cima BICAMPEÂO de ESPANHA), esteve á EXPRIENCIA no Sporting a pedido do Boloni e a pedido do MESMO foi CORRIDO do Plantel Sportinguista ou esqueceste desta parte? E esta do Derlei é para me fazer rir não é?

O Paulo Ferreira quando veio para o FC Porto era um PERFEITO DESCONHECIDO e até os adeptos Portistas não davam dois tostões por ele… Mais uma vez Mourinho calou muita gente

Quanto ao Deco tu deves ser daqueles que foi para a porta do teu “querido” Nou Camp cuspir na cara do moço… Eu este nem vou perder tempo a explicar porque já está mais do que explicado na minha última intervenção.

Carlos Alberto foi MANDADO COMPRAR por Mourinho!!! Marcou o primeiro golo do FC Porto na final contra o Mónaco… Mas tu não deves ter visto… Pois o Barcelona nem teve hipóteses de cheirar a taça nesta altura (e que pena que não seja assim sempre). Hélder Postiga não foi uma aposta e descoberta de Mourinho? È o que eu digo, és Burro que se há de fazer? E isto para não falarmos de Bosigwa que era mais do que uma aposta de Mourinho, era quase uma TEIMOSIA apesar dos Protestos dos adeptos… Mas pronto já tens aí muita coisa para assimilares…

E agora a resposta que mereces ó BURRO: O Futebol Clube do Porto foi fundado em 1893 e o Barcelona em 1899… Diz-me lá agora quem é o mais antigo e com mais história? E vai ver o Palmarés da equipa Portista e depois compara a ver quem tem mais títulos… E pelo teu discurso vê-se que és um Catalão muito humilde… Muito mesmo… Calhau. Vai dar uns beijinhos e abraços ao Guardiola a ver se ele no dia de S Nunca á tarde vos tira da miséria em que deveriam estar sempre.
Fosse no meu Blog e eu já te teria dado um certo remédio, mas pronto, enquanto cá andas divertes o pessoal.

Força Real, Força Sporting, Basel e Donets.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Nando Moreira disse...

Caro anónimo, parece-me que está a tentar ocultar as evidências. Mourinho sabe quando deve apostar num jogador. Mourinho em Portugal quando ganhou a taça uefa, fez uma equipa constituida por jogadores desconhecidos a maioria das pessoas. Essa equipa era motivada com métodos próprios do Mourinho, por exemplo, estou-me a lembrar de um jogo em que o Capucho jogou muito mal e a crítica caiu-lhe em cima. Mourinho recortou de um jornal uma notícia que minorizava o Capucho e colou-o na porta do balneário. Agora, utilizando este tratamento em jovens, sem pressão nenhuma pois não tinham o peso dos milhões em cima, o resultado foi brilhante.
Quando treinou o Benfica, Mourinho apostou em ... Maniche.