sábado, 19 de julho de 2008

Mercado


Os clubes em Portugal têm apostas de mercado bem definidas e vincadas. Os clubes ditos mais pequenos, recorrem sobretudo a empréstimos de jogadores vindos dos clubes ditos maiores e ao mercado BRASILEIRO. Existem clubes, como o Sporting, que vocacionam uma boa parte das suas necessidades para a formação, apostando sobretudo no mercado interno nacional, mas também um pouco em jogadores vindos do BRASIL (Tiúi, Polga, Derlei, Liedson, etc). Outros começam a redireccionar a sua fonte de jogadores do BRASIL para outros países da AMÉRICA do SUL, como a ARGENTINA, a COLOMBIA ou o URUGUAI. Do lado dos clubes, existe o facto de se conseguir bons negócios com jogadores de qualidade e ordenados mais baixos. Esta questão dos ordenados parece-me realmente o ponto mais importante. A desvalorização diária do dólar face ao Euro permite cada vez mais, encontrar jogadores sul americanos de créditos firmados na Argentina sobretudo, e traze-los a troco de um ordenado idêntico ao de jogadores portugueses menos bons. Do lado dos jogadores, existe o facto de Portugal ser um sítio excelente para lançar esses jogadores, tal como foi vísivel nas declarações recentes de Lucho Gonzalez quando afirmou "Está na altura de exprimentar outros campeonatos". Mas não será tempo de procurarmos o mercado europeu, por exemplo o holandês, ou simplesmente apostar na formação? Parece-me que o Porto está um pouco mais a frente, atendendo aos seus quadros, refiro-me a um treinador Holandes nas camadas jovens, a um jovem Holandes contratado para os escalões jovens, ao treinador de guarda-redes e ao ex-treinador Co Adriaanse. Será só impressão minha?

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom Blog.

visite:

LegionofDragons.blogspot.com


Pode linkar o meu blog aqui? O seu já está no meu.