domingo, 27 de julho de 2008

Ouro sobre Azul

Em noite de apresentação no Dragão a única surpresa que os adeptos Portistas tanto ansiavam acabou por ser a derrota por uma bola a zero ante o Celtic da Escócia, e como se não bastasse o golo que deu a vitoria á equipa Britânica foi da autoria de Jan Vennegoor of Hesselink que tanta polémica deu há uns anos atrás e que determinou a saída conturbada de Adriaanse do FC Porto.

Num ambiente de estádio quase cheio como é habito no Dragão (mais de 40.000 pessoas), a festa Portista teve o seu inicio com um jogo entre as equipas de Sub 19 do Porto e Valência que terminou com a derrota dos Dragões por duas bolas a zero (infelizmente não tive a possibilidade de acompanhar este jogo), e de seguida deu-se a famosa dança do Dragão que já vem sendo um habito nas festas de apresentação. De seguida o ponto alto com a entrada dos jogadores e os aplausos sendo o famoso Cebola o mais ovacionado, mas mal se sabia que o FC Porto iria ter um amargo de boca que iria estragar esta festa…

Inicialmente Jesualdo o Mestre apresentou uma equipa com um onze base igual ao da última época, sendo que Sapunaru fazia e muito bem o lugar de Bosingwa, Guarin o de Paulo Assunção e Rodriguez o de Quaresma, e tudo isto num 4x3x3 que ao longo da primeira parte foi dando conta do recado ante um Celtic pouco interessado em atacar e onde brilhava o Guarda Redes Polaco Boruc. Já nesta fase se começaram a verificar alguns problemas, mas nada que afectasse muito o comportamento da equipa, mas percebeu-se tal como em Hannover frente á equipa local que Guarin não é o sucessor de Paulo Assunção dado que nesta posição o Colombiano não toca sequer na bola… A solução passou pelo trocar de posição com Meireles que passou a ser o Médio Defensivo e ai Guarin evoluiu muito mas em termos globais nada se viu. Mas se esta situação já não é Virgem porque motivo o Mestre insiste nela? A sua teimosia já demonstrou que não leva a lado nenhum além de “destruir” bons jogadores. O facto é que durante toda a primeira parte se assistiu a um duelo entre a equipa Portista e o guarda-redes Polaco sendo que este ultimo levou sempre a melhor.

Seguiu-se a segunda parte e com esta mais experiencias e caras novas dado que Ricardo Quaresma não esteve no Banco nem na bancada e é fundamental encontrar um esquema que funcione sem o mágico 7. Jesualdo apresentou um 4x1x3x2 com Farias e Lisandro no ataque e a equipa deu muito boa resposta encostando mesmo a equipa escocesa às cordas, e até se viram lances de bom futebol e onde Tomás Costa esteve brilhante, dando mesmo a entender a quem esteve assistir ao encontro que mais minuto e menos minuto e o Dragão iria arrebentar de alegria… A jogada mais espectacular desta parte seria da autoria do jovem Portista Candeias que com uma Finta espectacular deixou os defesas do Celtic a ver navios sendo a bola apenas travada pelo guardião Polaco que uma vez mais levou a melhor. Jesualdo apercebendo-se desta boa onda resolve continuar a fazer mexidas no sistema táctico e coloca a equipa a jogar num 4x5x1 e volta a cometer o Pecado Capital que custou vitorias nos jogos de Pré Temporada que é o de colocar Fernando e Bollati a par no meio Campo Defensivo e o golo da derrota Portista não tardou para tristeza dos adeptos que tiveram que se contentar com o fogo de artifício e com um para a próxima ganhamos.

Depois do que vi não critico que Jesualdo não deva ter um Plano A, B ou até mesmo C para o que der e vier no Futuro, mas todos eles tem um grande defeito, que é o de estarem dependentes de Lucho Gonzales e este apesar de ser um Super Jogador não é o Super Homem e também se cansa e ainda me questiono sobre o que anda Mariano a fazer na equipa principal do FC Porto…

Mística Azul e Branca

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa crónica, muito bem escrita, boa iniciativa. Perdemos na apresentação...

Pedro Silva disse...

Anónimo ainda bem que gostou deste meu trabalho que eu espero ser o primeiro de muitos.

Perdemos mas não há que dramatizar. O que há a fazer é abrir os olhos ao Jesualdo para que utilize uma táctica que se adapte aos jogadores e não o contrario.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Anónimo disse...

Há que abrir é os olhos a Pinto da Costa, e que mande o "Mestre André" para as urtigas.

Pedro Silva disse...

Pois mas o problema é que ninguém quer o Mestre nem dado e seria uma estupidez o Pinto da Costa despedir o Treinador que fez o FC Porto Tricampeão Nacional de Futebol...

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Anónimo disse...

Podem dizer o que quiserem, mas acho que o Jesualdo não é treinador para o porto. As suas tácticas na minha opinião não se enquadram muito na equipa do porto, pois os jogadores estão habituados a uma táctica base da equipa, daí o porto ter perdido no jogo da apresentação. Tenho algumas dúvidas se Jesualdo chega ao fim da época.