quarta-feira, 30 de julho de 2008

Ouro sobre Azul: Jesualdo o Vulgar

Jesualdo Ferreira ou o “Mestre” como foi apelidado pelo Presidente Pinto da Costa numa das suas entrevistas televisivas nunca será o “menino bonito” dos adeptos Portistas por muito que ganhe ou por muito que diga que é Portista desde pequenino na revista e site dos Dragões.

A seu desfavor existem muitos factores, estando entre eles o facto de ter sido Treinador do Benfica, mas não é este o grande mal de Jesualdo, mas sim muitos outros, senão vejamos:

A nível de táctica que trouxe Jesualdo do novo que Adriaanse não tenha trazido? Mais consistência defensiva e menos loucuras atacantes mas que tantos frutos deram a nível nacional ou não tivesse o Holandês sido Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal no mesmo ano. O Professor praticamente manteve a mesma táctica recuando um jogador para a posição de defesa. Até aqui o grande Mestre da Bola nada fez de novo.

Quanto ao lançamento de jogadores, o Professor também pouco ou nada fez para alem de ter destruído praticamente a carreira de jovens promissores (por exemplo: Paulo Machado, Vieirinha, Hélder Barbosa, Castro, etc.) e ter afastado jogadores como se de uma folha de papel gasta se tratassem. Renteria foi o seu primeiro grande reforço e o Colombiano depois de ter sido “queimado” após ter falhado um golo de baliza aberta ante o Benfica foi praticamente deitado ao caixote de Lixo, sendo que para Jesualdo é como se o jogador não existisse. Mas há mais; Ibson que é um excelente jogador, internacional Brasileiro, mas como faltou ao respeito ao Mestre, traçou o seu destino e só não foi guardado nos cacifos do balneário Portista porque a SAD o pôs a rodar no Brasil até Jesualdo ir embora. Mas posso enunciar aqui muitas mais contratações que foram encomendadas pelo Professor e que deram em nada ou são de uma qualidade duvidosa, tais como Kaz, Lino, Lucas Mareque, Bolatti, Fernando, Stepanov, Farias, Mariano, Leandro Lima, Luís Aguiar, etc. É incrível como o Mestre manda contratar jogadores desta categoria e “arruma” com jogadores polivalentes como João Paulo que faz varias posições na defesa, Bruno Moraes e Adriano (e este ultimo até lhe deu o titulo de Campeão Nacional) e por ai adiante… Ou seja o que o Mestre fez foi pegar na equipa que foi montada pelo Técnico anterior, mantê-la e desgastar os seus melhores jogadores ao máximo, sendo o Lucho aquele que mesmo estando de rastos tem que jogar seja de que maneira for e depois a equipa ressente-se e os resultados são o que se vê.

A nível Psicológico e ao contrario de muitos dos defensores de Jesualdo que dizem que o Mestre foi crucial neste aspecto pois conseguiu manter a equipa a vencer e a jogar apesar do ruído que se ouvia por causa do Apito Dourado, eu digo que Jesualdo nada fez, pois quase nunca se ouviu uma palavra que fosse deste Treinador a defender o seu grupo de Trabalho e o Presidente do clube que lhe paga o ordenado e que lhe está a dar fama e prestigio. Estivesse Mourinho no lugar do Professor e já tinha rebentado uma bomba qualquer e o FC Porto teria ganho tudo na Europa e não só. Até neste aspecto Jesualdo é uma nulidade.

Podia dizer muito mais coisas sobre o banal Jesualdo, mas quero concluir dizendo que a meu ver, Jesualdo é igualzinho ao José Couceiro em todos os aspectos, a única diferença é que o Couceiro herdou uma equipa desfeita e o Mestre uma equipa Campeã Nacional e feita.

Mística Azul e Branca

5 comentários:

Anónimo disse...

infelizmente parece-me que sera treinador nas proximas epocas...

Anónimo disse...

"só" deu consistência defensiva à equipa,
"só" tornou o ataque mais eficaz,
"só" transformou o Bruno Alves num dos melhores centrais do mundo,
"só" transformou o Lisandro num avançado letal,
"só" transformou o Quaresma num jogador de equipa,
"só" ganhou um campeonato com 20 ptos de avanço,
"só" criou condições para a equipa ser capaz de se bater na Champions (já se esqueceu do Artmedia?) onde por manisfesto azar este ano e um frango do Helton na época passada é que não foi mais longe nesta competição.

Tenha juízo!

Abraço
AJ

Anónimo disse...

"so" falhou na maioria dos momentos decisivos. Nem taças, nem supertaças, nem quartos da champions. Tudo o que ele fez é o minimo exigido. Lisandro é avançado e não extremo como na primeira época insistiu.

Pedro Silva disse...

Caro Alberto João, os seus argumentos são facilmente rebatidos:

"só" deu consistência defensiva à equipa: Com Adriaanse que muitas vezes jogou com dois defesas o FC Porto teve a melhor defesa do Campeonato;

"só" tornou o ataque mais eficaz: Com Adriaanse o FC Porto teve o melhor ataque da Liga;

"só" transformou o Bruno Alves num dos melhores centrais do mundo: Foi Adriaanse quem descobriu e insistiu com Bruno Alves, porque tivesse o jogador feito os disparates que fez com Jesualdo e ainda hoje não se sabia nada dele;

"só" transformou o Lisandro num avançado letal: Quem contratou Lisandro foi Fernandez e quem apostou nele foi Adriaanse, Jesualdo andou um ano a colocar o jogador a extremo e depois tentou pô-lo a avançado e deu resultado;

"só" transformou o Quaresma num jogador de equipa. Quaresma com Adriaanse mantinha a bolinha baixa e jogava para a equipa e foi o Holandês que mais rendimento retirou dele. Com Jesualdo andou quase uma época inteira a dizer que queria ir embora e deixou de jogar para a equipa;

"só" ganhou um campeonato com 20 ptos de avanço; Com o Campeonato que Benfica e Sporting fizeram o ano passado era um Crime se hão ganhasse com tantos Pontos de avanço, Até o Guimarães fez melhor e conseguiu uma classificação histórica;

"só" criou condições para a equipa ser capaz de se bater na Champions (já se esqueceu do Artmedia?) onde por manisfesto azar este ano e um frango do Helton na época passada é que não foi mais longe nesta competição: Já andamos há duas épocas com manifesta falta de sorte e com invenções tácticas de Jesualdo que sempre que joga com um colosso do Futebol Europeu remete-se á defesa ou então põe o um jogador fora da sua posição, e sempre que sofria um golo era uma eliminatória a correr atrás do prejuízo... A Sorte não cai aos trambolhões do céu, é preciso lutar por ela e Jesualdo não dá luta, pois prefere estar na retaguarda á espera que algo aconteça.

Agora a parte que me incomoda; que seja a ultima vez que sob a cortina da Net que o Sr. me insulta, pois pelo que se vê quem tem de ter muito juízo é o Sr, pois já se percebeu que o seu raciocino é dos lentos senão não teria terminado com esta do Juízo e tinha rebatido os meus argumentos como deve ser. Cresça e apareça.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Anónimo disse...

uma coisa e certa com a equipa que o porto tem apresentado um treinador com um bocado d inteligencia e experiencia consegue levar o futebol club do porto a vencedor da liga pois os restantes clubs na minha opiniao estao num nivel inferior.

o pedido e exigido a jesualdo no meu ver era fazer do porto um grande club europeu que frente aos grandes clubs da europa se debatesse com o mesmo nivel que pratica-se o seu futebol e nao jogar ca tras a defesa ou nu contra ataque.
é mais que obrigaçao de jesualdo avançar a fase de grupos e fazer do porto um bom club.
esperemos pa alegria dos portugueses um bom desempenho do porto na liga dos campeoes e que desta vez va mais longe do que o exigido