sábado, 16 de maio de 2009

Perguntas de mau gosto

Qual é a resposta que esperam quando perguntam: “Eu não sou feio pois não?” e porquê, que mesmo sabendo que estão a manipular a resposta, colocaram o “pois não” no fim da questão? Talvez por insegurança ou medo em relação a uma eventual resposta que não querem ouvir.
Isto para demonstrar que a forma como as perguntas são formuladas, manipulam e muito a resposta às mesmas. Por exemplo, se vos perguntar o seguinte: “O futebol em Portugal é: ” e colocar as opções de resposta “a) Razoável”, “b)Bom”, “c)Mau”, “d) Emotivo”, então não creio que vá ter muitos votos na minha sondagem. Mas se no entanto, lhe acrescentar a alínea “e) Corrupto”, tenho a certeza que vou ter bem mais votos do que teria anteriormente. Pode-se afirmar portanto que fiz uma pergunta tendenciosa.
Agora vamos supor que eu tenho um canal de televisão e faço uma sondagem, em que as pessoas têm de ligar para um número de valor acrescentado para poderem votar, e a pergunta que desejo formular é a que está na seguinte imagem:



Pensem, em primeiro lugar, na diferença de chamadas que ocorreria se não constasse no leque de respostas, a opção "arbitragens". Em segundo lugar, qual era a resposta esperada pela SIC, ao colocar aquelas alíneas, sobretudo, sendo o FCP, o grande de Portugal com menos adeptos. E, por fim, pensem na forma como a imprensa condiciona o trabalho dos árbitros, ao coloca-los como eventuais responsáveis pelo TETRA CAMPEONATO. Por tudo isto acho, que é uma pergunta de extremo mau gosto por parte de uma televisão que, de resto, já não surpreende.

3 comentários:

Anónimo disse...

concordo pletamente.

vergonhoso

a sic é como a tvi e todos os canais generalistas:

-todos pelo PSD (capitalistas)

-todos pele Benfica (capitalistas Lol)

enfim

Tiago Silva disse...

Infelizmente é a comunicação social que este país tem! É lamentável!

Rui Maia disse...

Concordo em tudo. É lamentável a colocação de uma opção como essa numa votação de cariz sério. De qualquer modo, para ganhar mais algum dinheiro e inflamar um determinado tema, a SIC está sempre pronta para tudo.

É por estas e por outras que vejo o mínimo de televisão possível.