segunda-feira, 11 de maio de 2009

Professor do Tetra


O gazzetta felicita o Futebol Clube do Porto pela conquista do tetra e os seus simpatizantes, em especial o "The Blue One" nosso colaborador do blog "Mistica Azul e Branca".

Como todas as conquistas, esta do FCP deve-se a todo um conjunto de jogadores, equipa técnica, médica e direcção, que em equipa funcionaram muito bem. No entanto, existe um homem, que na nossa opinião merece, uma fatia maior do bolo que é o tetra campeonato. Jesualdo Ferreira.
Apesar das conquistas anteriores, Jesualdo ainda era visto com alguma desconfiança para os lados do dragão. Ou porque a equipa não tinha determinação suficiente, sobretudo nas competições europeias, ou porque o futebol praticado não era tão vistoso quanto desejado pelos adeptos, o certo é que Jesualdo ia resistindo aos críticos, acreditando sempre no seu trabalho, sem nunca ter entrado em grandes polémicas.
Esta terceira época do professor no Futebol Clube do Porto, superou completamente as espectativas dos mais dogmáticos, tendo em conta o período conturbado que se viveu no início da mesma e sobretudo as perdas de alguns jogadores importantes.
Jesualdo teve muito mérito na escolha do plantel, salvo uma ou outra contratação menos conseguida, no geral as suas escolhas revelaram-se, com o tempo, com a sua insistência, contra tudo e contra todos, acertadas (Fernando a trinco e não Pele, Rolando ao lado de B.Alves, Hulk titular e Lisandro noutras zonas do terreno, a titularidade de Cissokho).
No meio de tudo, o que mais surpreende é o custo monetário de alguns jogadores que foi relativamente baixo (Adriaanse exigiu Hasselink, o que acabou por ditar a sua saída do clube), e a idade de alguns dos titulares do FCP. Ferreira conseguiu formar um plantel determinado, jovem e ambicioso, que pode no médio prazo dar bom lucro ao clube.
O clímax da época foi o jogo em Old Trafford, que foi revelador da tal determinação e ambição que o Porto não tinha em anos anteriores, e que este ano fez toda a gente sonhar (Já com o Atlético, o Porto tinha demonstrado muito valor).
Sendo a renovação do professor um assunto que vem marcando a actualidade, bem como o interesse do PSG e Olympiacos no treinador, parece-me óbvia a posição que deve ser tomada pela SAD. Jesualdo respondeu com trabalho.
O Porto já tivera um Engenheiro do Penta, agora tem um Professor do tetra, parabéns Jesualdo.

Algumas declarações de Jesualdo na fase inicial da época:

14 de Agosto de 2008, Ferreira garante que: "o FC Porto está mais forte em relação à última época" e que os jogadores do plantel dos tricampeões nacionais de futebol estão mais "maduros e evoluídos".

26 de Setembro de 2008, comentando o empate a 0 contra o Rio Ave
“(..) O que aconteceu na primeira parte não é um comportamento à FC Porto. Exibições assim não chegam para as exigências deste clube."

"Mais do que mexer na equipa, vou mexer com a equipa."


17 de Dezembro de 2008, "(...) Sabemos que podíamos ter feito melhor, em especial no campeonato. Não me parece que a equipa tenha perdido qualidade, mas temos é jogadores mais novos e não é fácil que todos revelem plenitude ao mesmo tempo"


2 de Dezembro de 2008,
Felicitando Rodriguez por se ter estreado a marcar, após uma fase de críticas a Rodriguez
"Temos de ser rigorosos na avaliação do rendimento dos jogadores. Há muitos que fazem sacrifícios para além daquilo que a condição física permite. Ele é um deles"


2 comentários:

Pedro Silva disse...

Nando agradeço estas tuas palavras amigas, mas quem merece os verdadeiros parabéns são os Jogadores e equipa técnica. Estes são os Verdadeiros Vencedores... Eu e a minha equipa do Mística apenas nos limitamos a dar a conhecer a Mística do FC Porto.

O teu Blog está excelente. Se precisares de algo não hesites em falar.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Pedro disse...

Admito que o Professor me calou. Este blog ta interessante.