quinta-feira, 28 de maio de 2009

Visão 611



Que o Futebol Clube do Porto possuí uma excelente estrutura não é novidade, basta olhar para os resultados recentes do clube. Que a aposta nas camadas jovens é uma boa prática, quer para as finanças do clube, quer para os muitos jovens, aos quais são disponibilizadas todas as condições de trabalho para que estes exponenciem as suas capacidades. No Futebol Clube do Porto foi, em 2006, iniciado um projecto de reestruturação das camadas jovens, que começou com a contratação de Luís Castro para o implementar, e que culminará em 2011 com o constante fornecimento de jovens ao plantel principal. Foram contratados técnicos, jogadores com idades ainda juniores e foi restaurado o antigo campo da constituição, sendo que agora este tem todas as condições para albergar os mais novos.

Com tal investimento pretende-se que uma boa parte do plantel seja formada por jogadores provenientes das fornadas da formação portista. No entanto, parece-me que (até posso estar enganado), o plantel principal continuará a ser formado por jogadores maioritariamente estrangeiros que são contratados directamente a outros clubes já com idade sénior. Por exemplo, Vieirinha, Barbosa, Rui Pedro, Tengarrinha, entre outros são jogadores que parecem rodar eternamente em clubes de segundo escalão e no futuro ficarão definitivamente num desses clubes. Não sei se o problema é organizativo ou se Jesualdo Ferreira é que não quer apostar nos produtos da escola, mas o que é certo é que não prevejo a inclusão de algum jogador dos juniores no plantel principal, exceptuando o eventual regresso de Nuno André Coelho. Diogo Viana, por exemplo, o rapaz que veio do Sporting apelidado de novo Ronaldo, que entusiasmou na taça da liga, parece-me que tem um futuro algo comprometido e os empréstimos sucessivos podem estar para começar.

Não é que o clube não invista nas camadas jovens, simplesmente acho que não recorre as mesmas como opção válida para reforçar directamente o plantel. No entanto reconheço a juventude do plantel do clube bem como a sua qualidade, mas fica a sugestão, porque não apostar em Viana para o lugar de Tarik?

Sem comentários: